• Labdespertar

Coronavírus: saiba mais sobre o seu universo interno e o sistema do medo

Atualizado: Abr 10

São tempos difíceis, mas é importante termos a consciência que tudo o que está acontecendo é uma experiência humana e todos nós estamos no mesmo barco.

Como você reage internamente aos riscos da realidade externa?

Estamos expostos a uma infinidade de estímulos externos que nos mantém em um constante estado de alerta. Mas o que será que acontece dentro de você como reflexo desses estímulos considerados ”preocupantes?

Ao olhar para o seu universo interno é possível encontrar muitas emoções, sensações e sentimentos desconfortáveis, que talvez sejam a manifestação de um desequilíbrio ou inquietação que pode dominar o seu cotidiano. E vale destacar uma dessas emoções: o MEDO.


A ANSIEDADE MUNDIAL

Estamos imersos em notícias, lembranças, opiniões e preocupações

(nossas e dos outros) que podem reforçar o MEDO e abrir um espaço para a imaginação de cenários futuros um tanto quanto catastróficos. Com certeza a nossa imaginação, quando condicionada de forma negativa, pode nos impedir de executar tarefas consideradas normais e rotineiras. E desta forma podemos ficar paralisados.

Aí nos deparamos com uma realidade em que além do medo, temos que lidar com a vergonha de estarmos desesperados com a tentativa de nos proteger. É nesta altura que surge uma grande ANSIEDADE SOCIAL, nem em um momento de tanta vulnerabilidade conseguimos nos livrar de um excesso de preocupação, comentários e pensamentos alheios. Por vezes, essas emoções não são percebidas e não conseguimos administra-las. E o medo e a preocupação? Aumentam mais e mais!

A NEGAÇÃO E A RUMINAÇÃO

Os fatores externos e internos tendem a causar dois tipos de reação: a NEGAÇÃO ou RUMINAÇÃO!

Se você esta reagindo com a NEGAÇÃO, com certeza está tentando se desassociar de todas as ameaças, como se nada estivesse acontecendo!

Se você está agindo com a RUMINAÇÃO, está pensando de forma insana na ameaça, o tempo todo. Como se refletir sem parar fosse te proteger com pensamentos do tipo:

“Se eu entrar em um ambiente lotado certamente ficarei doente! Será que fulano ou ciclano têm o vírus?”

“Não posso em hipótese alguma esquecer de lavar as mãos o tempo todo!”

“E se acontecer algo ruim com os meus familiares? Com os meus avó, com a minha tia, com o meus pais...”

A FALTA DE CONTROLE E O SISTEMA DO MEDO

Todas estas tentativas estão relacionadas à nossa necessidade de ter CONTROLE sobre a nossa segurança. Todos nós carregamos um sistema do medo, algo que faz parte da nossa evolução como seres humanos e é ativado quando nos sentimos ameaçados.

Os estímulos que recebemos em momentos de perigo, ou algo que remeta ao nosso desaparecimento, extinção ou perda de controle , são gatilhos para o disparo deste sistema de medo.

Se você sente uma preocupação e uma ansiedade fundamentada em incertezas é possível combate-las com consciência de realidade, entender o que está acontecendo.

Mergulhar na ansiedade e autocritica só piora a situação! Seja gentil consigo mesmo, acolha tudo com compreensão e construa uma base estável para lidar com todo este processo.

O medo é uma parte essencial do nosso sistema de sobrevivência, pode nos proteger e servir como um estímulo para que possamos continuar vivendo, um dia após o outro.

No entanto, o excesso de medo e ansiedade pode fazer você perder a sua habilidade de se proteger, e mais do que isso; perder a consciência.

O desejo de nos sentirmos seguros é sim fundamental para uma existência saudável, mas para manter um equilíbrio interno às vezes é importante tirar o foco dos riscos externos e olhar pra dentro, ser uma testemunha de você mesmo. Tentar entender o efeito da situação externa sobre você, o quê ela significa pra ti, e com isso ter uma maior percepção do quê está te causando preocupação e medo.

É desta forma que você conseguirá assimilar e trabalhar tudo o que acontece no seu espaço interno e se proteger com mais lucidez, através de ações graduais e gerenciáveis com segurança.

Compreenda e acolha o seu medo, coloque ele no contexto de todo o seu universo interno, isto é importante pra que você consiga lidar com ele.

Alguns de nós já foram mais expostos à doenças e perdas em outros períodos críticos de nossas vidas. Às vezes a perda de pessoas importantes ou a reação de outras pessoas com estas perdas podem impactar as nossas vidas e o nosso mundo interno de forma extremamente dramática.

Á vezes que os problemas de saúde, nossos e de nosso entes queridos, fazem que a gente desenvolva uma ansiedade sobre o estar doente. A combinação dos riscos que ameaçam a nossa saúde com a incerteza, insegurança e nossas memórias emocionais podem desencadear uma tensão extrema e até mesmo um pânico.

Nunca se esqueça que seu sistema está programado para te proteger, no entanto ele é o resultado de uma longa evolução que por vezes se comporta da forma mais primitiva possível. Isso faz com que o seu corpo e sua mente reajam antes mesmo de processar algum estímulo de forma consciente.

O sistema do medo funciona sempre da mesma maneira, independentemente da origem do sentimento.

Quando os animais são expostos a um predador, ou correm o mais rápido possível ou ficam paralisados!


E você? Neste momento está correndo ou paralisado?

O sistema do medo não diferencia um perigo real de um perigo imaginário. E quando reagimos em alguma situação norteados pelo medo, pela raiva, com a criação de imagens mentais do passado ou do futuro o resultado não costuma ser nada bom.

A CONSCIÊNCIA, O AUTOCONHECIMENTO, A COMPAIXÃO E A RESILIÊNCIA

Por isso, precisamos urgentemente estar mais conscientes do que nos pressiona internamente e conhecer este sistema poderoso que nos protege. É desta forma que conseguiremos produzir soluções mais eficientes de mãos dadas com a nossa consciência e inteligência.

Em tempos de Coronavírus e Covid-19, se alimentarmos o medo entre nós, medo uns dos outros, a ponto de não conseguirmos exercer nenhum tipo de atividade, é importante não esquecermos de analisar todos os mecanismos que influenciam os nossos pensamentos e emoções.

Estamos todos atentos com os nossos corpos, prestando atenção em todas as mudanças. Mas não podemos esquecer de proteger também o nosso sistema psicológico.

Se preocupar constantemente em adoecer é um grande obstáculo para a nossa saúde mental, emocional e até mesmo espiritual. Uma autossabotagem!

Medos e ansiedades debilitam o nosso raciocínio, e nos incentivam a evitar tudo e todos. Ficamos mais suscetíveis a adoecer fisicamente e mentalmente, por mais que não percebamos. Tudo isso enfraquece e causa muita confusão em nosso sistema psicológico.

A melhor atitude é pesquisar os métodos mais eficazes pra proteção da nossa saúde em fontes confiáveis.

É o momento de refletir sobre o seu relacionamento com o mundo, perceber tudo aquilo que está por trás dos seus pensamentos e emoções. É preciso olhar pra dentro, vencer as suas preocupações e entender como se proteger com consciência e acima de tudo: compaixão e resiliência!

PRA REFLETIR E VIVENCIAR: DICAS COM ALGUNS FUNDAMENTOS DO TANTRA

1 - Estado de presença

Neste momento esteja presente, se coloque em um estado de presença, viva um dia após o outro e evite pensar muito no passado ou no futuro. É um momento de fazer planos a curto e médio prazo.

2 - Não julgamento e humanismo

Neste momento evite “JULGAR” outras pessoas e você mesmo. É uma oportunidade pra exercitar o humanismo, a compaixão e a compreensão.

3 - Consciência de realidade

Esteja consciente e não se apavore com suposições, enfrente a realidade com a maior fluidez possível e evite dar asas a imaginação “condicionada de uma forma negativa” de lado.

5 – Vulnerabilidade

Aceite e a colha a sua vulnerabilidade, é muito importante ter a consciência que não temos o controle de tudo nesta vida, aliás não ter o controle pode ser uma experiência positiva e uma grande oportunidade para o seu processo de autoconhecimento.

4 – Polaridade vibracional e energética

Lembre-se que a luz e a sombra são complementares, assim como a energia do feminino e do masculino. Acolha as suas sombras com sabedoria, desta forma você ganhará forças pra alcançar a sua própria luz

Com amor, gratidão e votos de paz profunda. Que assim seja!

Bahvti


Dhyan Bahvti (Christiano Kubis) é terapeuta corporal e vibracional, instrutor, psicoterapeuta e coach filiado ao Labdespertar e Rede Metamorfose.

Trabalha com tantra, desenvolvimento humano, estilo de vida, relacionamentos e sexualidade.


Serviço: atendimentos online para todo o país e atendimentos presenciais na cidade de Curitiba: mentoria em tantra (para casais e pessoas solteiras de todos os gêneros e orientações sexuais), cursos livres de massagem tântrica, meditações ativas com abordagem tântrica, sessões de massagem tântrica com abordagem terapêutica, coaching (desenvolvimento humano, estilo de vida, relacionamentos e sexualidade).

Confira o perfil do terapeuta e agende a suas consulta ou sessão:

Labdespertar: https://www.labdespertar.com.br/bahvti

Rede Metamorfose: https://redemetamorfose.org/perfil/dhyan-bahvti

Redes sociais: YouTube: Dhyan Bahvti | Instagram: @Bahvti

Facebook: https://www.facebook.com/Bahvti/

Contato: e-mail: contato@labdespertar.com.br | Telefone e WhatsApp: (41) 99925-9192 (clique no número para enviar uma mensagem via WhatsApp)

34 visualizações

Para esclarecimento de dúvidas  sobre serviços entrar em contato diretamente com as empresas e  profissionais filiados!

Labdespertar

CURITIBA - PARANÁ - BRASIL

WhatsApp 41 - 9.9925-9192

  • Facebook Page Labdespertar
  • Instagram Labdespertar
  • Comunidade LABtantra

©© 2017 Labdespertar.com.br

 CNPJ 20.997.273/0001-60.

O conteúdo deste  site é de domínio público, não há necessidade de pedir a nossa permissão para o compartilhamento de informações. Acreditamos que a promoção do bem-estar e da qualidade de vida em prol do desenvolvimento humano é de utilidade pública. Mas é claro que ficaremos gratos se você citar, creditar o conteúdo com link para o nosso site ou outros canais de comunicação Labdespertar.