Buscar
  • Labdespertar

MEDITAÇÃO ATIVA E DINÂMICA

Se você deseja viver uma vida mais realizada, primeiro você terá que despertar seu potencial e descobrir quem você realmente é. A meditação é o caminho para este despertar, é a metodologia do saber da consciência.


Muitas técnicas de meditação exigem que nos sentemos quietos e silenciosos. Mas para a maioria de nós o estresse acumulado em nosso corpo/mente torna isso difícil. Antes de acessar a casa da nossa energia interior da consciência, precisamos liberar nossas tensões.


A vida é alegria pura, uma brincadeira, uma diversão, um riso, sem nenhum propósito em geral. Vida é seu próprio fim, não tem outro fim. No momento em que você entender isso, terá a compreensão que a meditação afinal é uma significação de vida. Viver a vida com alegria, brincando, intensamente e sem nenhum propósito de chegada, sem nenhum propósito à vista, nenhum propósito, assim como as crianças pequenas fazem brincando na praia ao mar, coletando conchas e pedras coloridas – com que propósito?


No final, a meditação só é de valor se for incorporada à sua vida, em cada ato, em cada momento.

Meditação Ativa e Dinâmica Tantra e Terapêutica Tântrica em Curitiba Labdespertar Christiano Kubis Dhyan Bahvti Terapeuta Tântrico Rede Metamorfose

As meditações ativas com abordagem tântrica são norteadas por métodos corporais e vibracionais vanguardistas que empurram o centro da mente em direção à outras regiões do corpo causando a desrepressão e consequente uma purificação física, emocional, mental e até mesmo espiritual.


MEDITAÇÃO CONTEMPORÂNEA


Os métodos tradicionais de meditação não surtem o efeito desejado para uma grande parte das pessoas no mundo contemporâneo. As técnicas de meditação ativas consideram as mudança corporais, ritmo de vida e intoxicação que a maioria de nós estamos expostos, assim como a artificialidade em vários níveis: o ar, a água, a sociedade e outras inúmeras condições que alteram a naturalidade do nosso SER.


Nada é natural. Nascemos numa artificialidade, crescemos nela.


Portanto, há uma necessidade de compreensão e aceitação da necessidade de atualização de métodos para uma real conexão com o nosso SER mais profundo.


Meditação Ativa e Dinâmica Tantra e Terapêutica Tântrica em Curitiba Labdespertar Christiano Kubis Dhyan Bahvti Terapeuta Tântrico Rede Metamorfose

A QUALIDADE DA MENTE


A qualidade da mente do homem contemporâneo mudou. Nos dias de Patanjali (o mais famoso comentarista de Yoga), o centro da personalidade humana não era a mente e sim o coração. Antes disso, não estava nem mesmo no coração, estava mais abaixo, perto do umbigo. O centro já foi até mesmo abaixo do umbigo. Agora, o centro está na mente.


Eis porque ensinamentos como aqueles de Krishnamurti são atraentes. Nenhum método é necessário, nenhuma técnica é necessária, apenas compreensão. Mas se é apenas uma compreensão verbal, intelectual, nada muda, nada é transformado. Novamente se torna um acúmulo de conhecimento.

Meditação Ativa e Dinâmica Tantra e Terapêutica Tântrica em Curitiba Labdespertar Christiano Kubis Dhyan Bahvti Terapeuta Tântrico Rede Metamorfose

A MOBILIZAÇÃO DO CENTRO DA MENTE


Com as técnicas de meditação ativa buscamos empurrar o centro da mente para outras regiões do corpo, como o coração e o umbigo.


Consideramos que a maioria de nós carrega um coração sufocado pela mente, assim como a dominação e apoderamento do nosso SER pela mesma.


No mundo contemporâneo diminuímos o espaço para o coração, então os anseios do coração são sufocados. Uma busca por rir de todo coração, viver de todo coração, agir de todo coração é suprimida por conta da sistematização da mente para tornar as coisas matemáticas.


Portanto, primeiramente, um método efetivo é necessário para empurrar o centro da consciência da mente para o coração.


A ABERTURA DO CORAÇÃO


Com as técnicas de meditação ativa as supressões do coração são jogadas fora para causar uma abertura do mesmo. O objetivo é um coração luminoso e descarregado capaz de abrigar o centro da consciência.


O centro da consciência é empurrado para mais baixo ainda; ele vai para o umbigo. O umbigo é a fonte da vitalidade, a fonte semente da qual tudo mais procede: o corpo, a mente e tudo mais.


RAÍZES E CONEXÃO COM A FONTE DA VIDA


Com as meditações ativas consideramos que métodos sistemáticos podem não ser efetivos pelo fato da mente utiliza-los como seu próprio instrumento. Até mesmo o canto de mantras podem não ser efetivos, por conta de um sobrecarregamento que impede o o florescer para um canto real.


Vale considerar a necessidade da consciência ser empurrada para a fonte, para as raízes, para aumentar a possibilidade de transformação.


Os métodos de meditação ativa servem para puxar a consciência para baixo da mente.


Exemplo prático:


Quando você está no caos, a mente para de trabalhar. Por exemplo, se você está dirigindo um carro e de repente alguém passa na sua frente, você reage tão subitamente que isso não pode ser um trabalho da mente. A mente leva tempo. Ela pensa sobre o que fazer e o que não fazer.


Portanto, quando existe a possibilidade de um acidente e você pisa nos freios, você sente a sensação perto de seu umbigo, como se fosse seu estômago que estivesse reagindo. Sua consciência é puxada para baixo até o umbigo devido ao acidente. Se o acidente pudesse ser calculado de antemão, a mente seria capaz de lidar com isso; mas quando você se envolve em um acidente, algo desconhecido acontece. Então você percebe que sua consciência se moveu para o umbigo.


Se você perguntar a um monge Zen, "de onde você pensa?" ele coloca suas mãos na barriga. Quando os ocidentais tiveram contato com os monges japoneses pela primeira vez eles não podiam entender. "Que tolice! Como você pode pensar a partir de sua barriga?"


Mas a resposta do Zen é muito significativa. A consciência pode utilizar qualquer centro do corpo e o centro que está mais próximo da fonte original é o umbigo.


A mente está distante da fonte original, assim, se a energia da vida está indo para fora, o centro da consciência se torna a mente. E se a energia da vida está se movendo para dentro, finalmente o umbigo se tornará o centro.


A TRANSFORMAÇÃO


Métodos contemporâneos são necessários para empurrar a consciência para suas raízes, porque somente das raízes a transformação é possível. Do contrário você continuará verbalizando e não haverá transformação. Apenas conhecer o que é certo não é o suficiente. Você precisa transformar as raízes; do contrário, você não mudará.


Quando uma pessoa sabe a coisa certa e não pode fazer nada sobre isso, ela se torna duplamente tensa. Ela compreende, mas não pode fazer nada. A compreensão somente é significativa quando procede do umbigo, das raízes. Se você compreende a partir da mente, não há transformação.


O supremo não pode ser conhecido através da mente, porque quando você está funcionando através da mente você está em conflito com as raízes de onde você procede.


Todo seu problema é que você se moveu para longe do umbigo. Você veio do umbigo e você irá morrer através dele. Temos que retornar para as raízes. Mas retornar é difícil, árduo.


MEDITAÇÃO ATIVA X MEDITAÇÃO TRADICIONAL



Meditação Ativa e Dinâmica Tantra e Terapêutica Tântrica em Curitiba Labdespertar Christiano Kubis Dhyan Bahvti Terapeuta Tântrico Rede Metamorfose

Os métodos tradicionais tem um apelo por serem antigos e carregarem a "tradição" e efetividade desde os tempos de Buda, Mahavira, Patanjali, ou Krishna. Porém, na atualidade, não são efetivos para uma grande parcela da população.


Com os métodos de MEDITAÇÃO ATIVA as mudanças corporais, sociais, e comportamentais e individualidade de cada ser são relevantes. Toda a atmosfera, todo o pensamento-esfera, muda. Cada método é orgânico para uma situação específica, para uma mente específica, para uma pessoa específica.


A humanidade e o mundo estão em constante mudança e movimento. As MEDITAÇÕES ATIVAS não disputam um espaço com as meditações tradicionais, inclusive todos os métodos de meditação podem ser complementares para algumas pessoas.


As técnicas de meditação dinâmica, ou meditação ativa, preenchem um espaço que necessita de novos métodos para uma harmonização e equilíbrio vibracional e energético do nosso SER.


*Fica a dica para quem está em Curitiba: O Labdespertar promove grupos de meditação ativa e dinâmica que acontecem semanalmente. Clique AQUI e saiba mais!


* Por Dhyan Bahvti (Christiano Kubis) - Terapeuta corporal e vibracional com abordagem tântrica, instrutor de tantra, psicoterapeuta e coach filiado ao Labdespertar e Rede Metamorfose. Trabalha com tantra, desenvolvimento humano, estilo de vida, relacionamentos e sexualidade com sessões individuais e privativas, cursos individuais e cursos em grupo.


• Confira o perfil do terapeuta e agende a sua consulta ou sessão:


Labdespertar: https://www.labdespertar.com.br/bahvti

Rede Metamorfose: https://redemetamorfose.org/perfil/dhyan-bahvti

•Redes sociais: YouTube: Dhyan Bahvti | Instagram: @Bahvti

Facebook: https://www.facebook.com/Bahvti/

•E-mail: contato@labdespertar.com.br | Telefone e WhatsApp: (41) 99925-9192 (clique no número para enviar uma mensagem via WhatsApp)

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo