Buscar
  • Labdespertar

O que é Tantra?

Atualizado: 13 de set. de 2021

A tradução original da palavra Tantra é expansão, liberação, tecido, tecer, que nos remete ao entendimento de sermos conectados a uma grande teia da vida com uma visão de unidade.


As raízes do Tantra são oriundas da Índia antiga e conhecidas por inúmeras denominações e abordagens, entre elas: o Shivaísmo de Caxemira, o Budismovajrayana, o Tantra Yoga, entre outros.


Apesar da pluralidade de termos, métodos, técnicas e denominações, existe uma convergência entre todas as abordagens: o Tantra como um processo de expansão de consciência e transcendência.

Tantra Curitiba Massagem Tântrica Dhyan Bahvti Terapia Tântrica Curso Tantra Casais Online Coaching sexualidade relacionamentos Rede Metamorfose Labdespertar

Os textos que norteiam o Tantra foram escritos por diferentes mestres ao longo da historia da humanidade e transmitidos através de várias linhagens. Entre elas o Tantra Clássico, o Budismo Tântrico, o Tantra Taoista e o Neotantra.


Um dos principais objetivos é incentivar a humanidade a vivenciar estados alterados de percepção, de maneira natural e meditativa.


O Tantra é um caminho sem doutrinação, essencialmente prático e vivencial, que procura sensibilizar o corpo, expandir a consciência e tornar mais alta a voz do coração. Uma transformação do SER que acontece de dentro para fora, livre da influências de opiniões e conceitos alheios. Uma jornada que busca a individualidade orgânica - que reconhece o seu papel na totalidade do Universo - em prol do autoconhecimento, amadurecimento e evolução como ser humano.

Ao longo de toda esta tradição (que conversa com diversos costumes, povos e culturas) o Tantra ganha novas interpretações, sendo lapidado e adaptado para a realidade do nosso tempo. Porém, algumas características são atemporais e mantidas ao longo da história, como por exemplo: o aspecto sensorial que as práticas tântricas evocam.


No ocidente, o polêmico filósofo e mestre indiano Osho foi o responsável por apresentar uma abordagem que atualmente é a mais utilizada de forma contemporânea: uma visão tântrica afirmativa da vida, enraizada no amor e na meditação. Que abraça toda a experiência humana, desde a energia sexual à supraconsciência.


O Tantra é, acima de tudo, um caminho evolucional de descoberta interior e autoconhecimento, um espaço valioso que interfere positivamente nas nossas atitudes e comportamentos. Uma ciência do sentir, uma maneira de olhar para si mesmo, para o outro, e para o mundo, com mais equilíbrio e harmonia.


Nas meditações com abordagem tântrica é muito comum o uso dos sentidos físicos: a exploração de cheiros, toques, sabores e texturas. Um convite gentil para que o corpo participe de experiências meditativas de forma integrativa e holística!


Tantra é um conjunto de técnicas e práticas (vivenciadas de forma individual, em dupla ou grupo) que visam o desenvolvimento humano com uma visão integrativa do SER! E o mais importante: quase indefinível, visto que o Tantra é vivencial, com um espaço precioso para que os praticantes signifiquem, cada qual a sua maneira, as suas experiências (sejam elas físicas, emocionais, mentais ou energéticas) e adquiram o seu próprio entendimento do que é TANTRA!


Com a junção da leitura deste post + vídeo você aprendeu sobre:


  • Raízes, pluralidade de denominações, abordagens e a pulverização do Tantra no ocidente. Um resumo da história do Tantra!

  • A conexão com o Mestre Interior e o Deus do nosso coração. O Tantra não é religião!

  • Os propósitos das práticas tântricas. A sensibilização, o sentir, e a expansão da consciência!

  • A transmissão dos ensinamentos tântricos. De mestres à amigos e terapeutas!

  • A não doutrinação, a liberdade de pensamento e interpretação. Apesar dos conceitos é importante interpretar o Tantra a sua maneira!

  • A possibilidade de união da essência prática e vivencial do Tantra com a ciência (estudo, leitura, técnicas, pesquisa e abordagem teórica) para um processo de aprofundamento e desenvolvimento. A Essência do Tantra é prática e vivencial, mas um aprendizado teórico colabora para o desenvolvimento!

  • A ressignificação individual e pessoal dos ensinamentos e experiências práticas e vivenciais. O Tantra é uma jornada individual e pessoal!


Conheça os serviços Labdespertar, preencha o formulário de contato e receba uma notificação com os nossos conteúdos exclusivos, serviços, eventos ou promoções em seu e-mail. Clique AQUI: social.labdespertar.com.br/rede

240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo