Buscar
  • EQUIPE LABDESPERTAR

O Tantra Contemporâneo e o Neotantra

Atualizado: 28 de out. de 2021

Nos anos 60 um filósofo indiano teve as suas palavras e ensinamentos espalhadas com grande abrangência pelo ocidente. De carona na cultura New Age, o mesmo chegou nos Estados Unidos em busca de novas filosofias e maneiras de ver o mundo.


Chandra Mohan, que ao longo do tempo seria conhecido como Osho, seguiu a vida espalhando muitas controversas (como um ser humano repleto de qualidades e defeitos, virtudes e desvirtudes) por onde passou.


O indiano estabeleceu alguns Ashrans - centros de meditação - ao longo de sua história e criou seus próprios métodos, estruturados no ritmo de vida do agitando homem ocidental. O seu trabalho tornou-se conhecido mundialmente como as Meditações Ativas de Osho.


Apesar do mestre indiano ser polêmico e divergir opiniões por conta de sua personalidade e história, é inegável que deixou um legado ao difundir e traduzir muitas práticas tântricas para o ocidente. Portanto, independentemente da abordagem tântrica, é impossível não cita-lo na contemporaneidade em uma introdução ao Tantra para pessoas ocidentais.

Osho - Tantra e Neotantra em Curitiba Labdespertar
Osho - Imagem: Labdespertar

A principal inspiração para o trabalho pulverizado por Osho é o Vigyan Bhairav Tantra, um texto iogue tântrico que, entre seus sutras, apresenta 112 técnicas de meditação para a expansão da consciência e transcendência, todas já praticadas milenarmente!


A palavra “Vigyana” significa 'Consciência', 'Bhairava' significa 'o estado que está além da consciência', e 'Tantra' significa 'o método ou técnica'. Portanto, Vigyan Bhairav ​​Tantra significa o método ou técnica para experimentar o estado transcendental da consciência.


Osho inclusive faz um discurso, compilado em quase 1200 páginas, chamado O Livro dos Segredos, no qual comenta um a um de todos os versos desta escritura sagrada. Este foi o começo de uma nova interpretação para o conhecimento milenar do Tantra. Aí estava fundado o Neotantra, com uma possibilidade de desmistificação das práticas de forma contemporânea.


Dentro da visão Neotântrica, as práticas de várias linhas do Tantra são desenvolvidas, entre elas: técnicas com a energia prânica e respiração, massagens, bioenérgetica e meditação.


Esta aplicação dos ensinamentos do Tantra, despida de rituais e intenções mágicas e com um viés mais prático, foi o pontapé inicial para a utilização do Tantra com uma abordagem terapêutica. O Neotantra é a abordagem mais difundida e adaptada para a realidade conteporânea, com mais de 50 anos de rápida popularização e constante crescimento.

Meditação Ativa com abordagem tântrica. Tantra, terapia tântrica e massagem tântrica em Curiitba Labdespertar
Meditação Ativa com abordagem tântrica. Foto: Labdespertar + Rede Metamorfose

A chamada Terapia Tântrica ou Terapêutica Tântrica é oriunda deste movimento iniciado por Osho, que resulta atualmente em uma série de ferramentas, intervenções práticas e corporais, compiladas dentro de métodos para lidar com traumas, neuroses, compulsões e outras questões que interferem no livre exercício do comportamento humano. É daí, que nasce também a aplicação vanguardista de algumas técnicas, algumas delas utilizadas pelo Labdespertar.


O Tantra Contemporâneo abre um espaço saudável para que cada pessoa vivencie as práticas como for mais conveniente. É importante salientar que assim como a Yoga (um exemplo mais conhecido e difundido no ocidente) o Tantra não é uma religião, e sim um sistema com ensinamentos, práticas e técnicas para beneficiar os quatro principais centros do ser humano: o físico, o emocional, o mental e o energético. Este centros podem ser movimentados isoladamente, porém no Tantra sempre há um incentivo para que todos eles sejam trabalhados.


Algumas pessoas utilizam os ensinamentos tântricos como um caminho espiritual, filosofia e estilo de vida, mas vale ressaltar que esta é uma escolha pessoal (visto que o Tantra não é uma religião e também não pode ser resumido a um sistema filosófico, pois incentiva a a ação e não apenas o pensamento).


Do Tantra Clássico ao Contemporâneo, a fonte é abundante e cada pessoa pode acessá-la ao seu modo, com um respeito soberano para consigo mesmo e no ritmo mais adequado.


Você pode praticar o Tantra com uma visão mais ocidental, com técnicas ancoradas pela ciência, ou com uma visão mais oriental e espiritual. Todas as opções são válidas e edificantes.


Aliás, com certeza você já vivenciou ou se interessou por alguma prática oriunda ou inspirada nos ensinamentos do Tantra, porém sem saber de forma consciente!


Conheça os serviços Labdespertar, preencha o formulário de contato e receba uma notificação com os nossos conteúdos exclusivos, serviços, eventos ou promoções em seu e-mail. Clique AQUI: social.labdespertar.com.br/rede

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo